Sombra do Cristo Redentor com Pão de Açúcar ao fundo, Rio de Janeiro
Complementando a postagem anterior, onde utilizei a temática do "f/8 and be there" para explorar o lado mais técnico, agora vamos para uma abordagem mais motivacional. Costumo dizer que os dois "equipamentos" que me proporcionam boas imagens são o tripé e a transpiração. Dificilmente uma foto cai no meu colo sem esses dois elementos presentes. Mas de vez em quando a sorte aparece.
Essa imagem ocorreu durante uma missão fotográfica no Cristo Redentor. Planejei fotografar o nascer da lua cheia, que subiria atrás do Pão de Açúcar para quem o vê do mirante do Cristo, exatamente no horário do crepúsculo. Como estava muito mais cheio do que o normal (era semana do Rock in Rio), decidi posicionar-me com antecedência no mirante para que ninguém ficasse na minha frente na hora do clique. Ainda faltava pelo menos uma hora para a foto acontecer. Lua cheia nascendo no horizonte, lembra? Fui avançando, sem pressa, passo a passo, e consegui chegar na frente. Armei o tripé só para marcar o território (o local estava realmente disputado) e fiquei admirando a paisagem, com a câmera preparada na mão. Notei que as nuvens estavam se aproximando, o sol estava atrás de mim e da estátua, e comecei a prever que essa sombra poderia acontecer. Mal pensei nisso e, em questão de segundos, estava acontecendo. O sol atrás de mim e da estátua projetava sua sombra nas nuvens que começavam a se formar ali na frente.
Foram 3-4 segundos de fenômeno. 5-6 cliques. "Apenas" um bom.
Depois, tudo ficou encoberto e não houve lua, crepúsculo, entardecer, Pão de Açúcar, sombra, cidade iluminada... nada. Apenas nuvens cobrindo tudo pelo resto da noite. Se não fosse pelo "f/8 and be there", se não estivesse lá, preparado para a foto, atento, focado, o momento teria passado.
E cá entre nós, como isso já aconteceu! Então pessoal, "f/8 and be there".
Link para a primeira parte:
GOSTA DE FOTOGRAFAR, VIAJAR E APENDER COISA NOVAS? ENTÃO VEM QUE EU TE EXPLICO!
Nossas expedições fotográficas voltam em 2025, sempre com roteiros especialíssimos, focados no prazer de aprender, fotografar e viajar.
Quer ser avisado? Entre em contato clicando aqui.