• Flavio Veloso

Foda-se a Paisagem!


Fotografia é luz, composição e intenção (querer). Se você que está lendo essas linhas e fotografa paisagem, parto do princípio que possui, sob a mira de suas lentes, uma paisagem interessante. Então meu camarada, de forma bem resumida, vou te dar um conselho que eu levo muito a sério: foda-se a paisagem! Não se contente nunca com ela. O que elevará a sua imagem da categoria de "mero registro" e a transformará em uma imagem com algo a mais, são coisas que vão muito além do cenário. É luz, composição, intenção (o tal "eu quero" que passa também pelo planejamento), um pouco de técnica, muita perseverança de querer algo acima da média… de querer melhorar sempre... de voltar várias vezes a um lugar até ter a foto (a foto, não uma foto), e um monte de outras coisinhas... Nenhuma das imagens, colocadas na galeria no final dessa postagem, se sustentaria simplesmente pela paisagem em si. Só saem da categoria “mero registro" e entram na categoria “acima da média” (modéstia beeeeem à parte e na minha humilde opinião…rs) porque estão ancoradas em coisas que vão muito além da paisagem em si. LUZ É A PRINCIPAL DELAS. Planejamento é muito importante. Querer fazer melhor também. Dificilmente uma ótima foto cai em seu colo do nada. Simplesmente pela paisagem em si, essas imagens seriam mais um “mero registro” como milhares que existem por ai. O que eu chamo de foto de mirante.


Como parte da minha vida profissional foi no Rio de Janeiro, encho o saco com isso. Sei como é fácil cair nesse canto da sereia quando se tem ao alcance das lentes, sem muito esforço, uma das cidades mais fotogênicas do planeta. O Rio não é bonito. O Rio é exibicionista. NUNCA se contente com isso. Exija de você mesmo, sempre mais um pouco do que um mero registro. Eu quero, planejamento, determinação, composição, LUZ LUZ LUZ... e sim, aproveitem que vocês já saem do básico (a paisagem) muito bem encaminhado.

1- Pão ao Amanhecer com Névoa 2 - Amanhecer com Raios 3 - Face a Face com o Redentor 4 - Primeiros Raios com pôr da super Lua 5 - Amanhecer em #copacabana 6 - Por da Super Lua na Lagoa 7 - Amanhecer na Praia Mole, #florianopolis 8 - (extinto) Painel do #kobra na 23 de Maio, SP

Curtiu? Não curtiu? Deixe me saber sua opinião ou dúvida. Se cadastre e deixe seu comentário.


Boas fotos,





E se quiser, venha praticar em uma das nossas Expedições Fotográficas Indizíveis.

Clique na foto e saiba mais!

Você pode enviar um email para flavioveloso@gmail.com ou preencher o formulário:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon