• Flavio Veloso

Crie Tridimensionalidade!



Uma das maiores dificuldades aqui é transpor para a imagem plana da fotografia, todo aquele sentido de profundidade que foi visto no campo e que "explicava" ao seu cérebro, a sensação de paisagem. Como colocar uma cena tridimensional, a paisagem, em um substrato bidimensional, a fotografia? Algumas abordagens técnicas podem ajudar nessa missão.


Uma delas é criar planos bem marcados fazendo com que a fotografia adquira o que eu chamo de “início, meio e fim”. Por exemplo, o uso de um primeiro plano bem marcado, ancorando o que seria o “início” da imagem e fazendo com que o cérebro do espectador crie, querendo ou não, o “meio e o fim”. A consequência disso é que a sua foto passa a ter profundidade. Outra estratégia de sucesso para se criar profundidade na imagem é aproveitar linhas que naturalmente forcem a perspectiva, como a areia de uma praia vista de lado, como o caminho percorrido pela cachoeira, as luzes de carros em uma direção predominante ou o grafismo de uma calçada, por exemplo.


Bom, vamos as imagens... Arraste para o lado ou clique nas setas para passar.

Curtiu? Não? Dúvida? Deixe me saber deixando seu comentário. Para termos uma comunidade qualificada, é preciso se logar com nome e email. É rápido.

Boas Fotos,






Quer receber conteúdo com dicas, como fazer, bastidores, promoções e muito mais sobre fotografia, arte, cultura e viagens?! Então venha!

Faça parte da Lista de Transmissão do Fotógrafo Flavio Veloso / Indizível Expedições.


CLIQUE AQUI

Você pode enviar um email para flavioveloso@gmail.com ou preencher o formulário:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon