• Flavio Veloso

Abrindo a Caixa Preta: Raios ao Amanhecer.



Quase todo mundo acredita que essas imagens são extremamente photoshopadas. E sempre que me questionam isso eu respondo com outra pergunta: qual foi a última vez que acordaste às 5h da manhã, em um dia bem nublado, possivelmente chuvoso, para ver o sol nascer? É perfeitamente possível que qualquer pessoa faça uma imagem dessa com, sim, um pouco de sorte, uma boa dose de técnica fotográfica e sabedoria local. Então vamos as dicas e bastidores do "Abrindo a Caixa Preta"

DICA 01: É preciso uma certa quantidade de nuvens. Então sim, é para sair da cama mesmo com o tempo fechado. E não é certeza que os raios acontecerão. Existe uma boa chance de você só passar frio mesmo e tomar um famoso "café nas nuvens"...rs Bem vindo a fotografia outdoor!!!


DICA 02: É preciso saber a direção que o sol nasce para saber se a fotografia que você planeja acontecerá. Então pesquise aonde o sol está nascendo na época do ano que pretende fazer a sua imagem. O nome disso é planejamento e antecipação. Duas coisas que a fotografia outdoor não vive sem. Sabe aonde o sol está nascendo? É lá que, em um dia com bastante nuvens e que provavelmente você não o verá, seus raios de luz se formarão. Se tudo der certo, o sol nascerá (essa é a única certeza...rs) e a qualquer momento, seus raios podem vencer as nuvens e tocarem a terra. Em algumas regiões, se as nuvens estiverem concentradas apenas no horizonte, até é possível ver os raios saindo para cima poucos minutos após o nascer, mas o comum são os raios de cima para baixo mesmo, como nas fotos que vemos aqui. Normalmente com ele já bem acima do horizonte, após ultrapassar a altura das nuvens.


DICA 03: Curto muito a dramaticidade dessas imagens convertidas para Preto e Branco. Uso o Silver Efex para essa conversão. Depois de ondas e vindas, a DXO adquiriu novamente o direito do plugin e está disponibilizando toda a família de plugins (são cinco) por 69 libras. Eu acho que vale. Clique aqui e veja.


DICA 04: Isso aqui chama-se ABRINDO A CAIXA PRETA né? Então a pergunta que todo mundo faz: tem photoshop? Sim, tem... na categoria “tratamento de imagens”, e não manipulação. Tudo que aparece nas minhas imagens, está lá e faz parte da realidade. Nada é acrescentado. Nada contra quem faz o contrário. Jogo jogado… mas aqui os raios (reais, que estão lá) são evidenciados apenas com zonas de contrastes entre luz e sombra (o que acontece na fotografia desde Niépce.

DICA 05: E com um pouco menos de esforço e um efeito menos impactante, no fim de tarde também é possível obter ótimos resultados.


Curtiu? Então fotografe e não esqueça de me marcar nas imagens nas redes sociais.👊

Vamos fazer essas fotos juntos, pensando, respirando e planejando fotografia? Venha em uma de nossas expedições. Clique aqui para saber mais!

Até a próxima e boas fotos,

Flavio Veloso / Indizível Expedições


》》》Quer receber conteúdo com dicas, como fazer, bastidores, promoções e muito mais sobre fotografia, arte, cultura e viagens?! Então venha! Faça parte da Lista de Transmissão do Fotógrafo Flavio Veloso / Indizível Expedições.《《《

CLIQUE AQUI

#tecnica #abrindoacaixapreta

Você pode enviar um email para flavioveloso@gmail.com ou preencher o formulário:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon