• Flavio Veloso

Abrindo a Caixa Preta: O avião "do" Santos Dumont.



Quem frequenta os mirantes da cidade do Rio de Janeiro, já se deparou com um dos clássicos da fotografia outdoor carioca: os aviões pousando ou decolando do Santos Dumont. E com certeza já arriscou uma fotografia... Então vamos aos bastidores e suas dicas!


DICA 01: Sempre que possível, quando o avião estiver se aproximando para o pouso, espere ele começar a fazer fazer a curva para esquerda e consequentemente mostrar a parte de baixo da aeronave para você. Dessa forma, as asas se destacam e é possível ver o avião com o shape característico de um avião, com asas. E não um "charuto voador" quando fotografado de lado. Exemplo do Contra Luz nas Montanhas Cariocas feito da Vista Chinesa e dos Raios nas Nuvens do Mirante do Pedrão. Em oposição à foto “Poente na Espinha de Suas Montanhas”, mais abaixo, feita do Parque da Cidade. Repare que ali é um “charuto voador”…rs

DICA 02: Não se preocupe em caçar o avião com a lente. Não fique acompanhando-o, nem feche o zoom se não for esse contexto que você quer para sua foto. Fica alerta pois é bem provável que você escute o avião se aproximando. Componha a sua foto, sem o avião, concentrando-se na paisagem e pense na trajetória que o avião fará. Espere ele entrar na sua foto. Exemplifico com o vídeo alto da postagem. O avião entrou na sua imagem? Ai sim, reorganize com calma a composição fazendo apenas um ajuste fino sem grandes alterações, concentre-se para não arruinar o horizonte (entortando-o) e seja feliz.


DICA 03: Não rolou? Relaxe uns minutos (mas não enterre a cabeça no celular) e espere o próximo avião. Afinal, é um aeroporto...rs Segunda feira de manhã é um dia interessante para essa imagem pois a ponte aérea bomba! É uma aeronave atrás da outra pousando.


DICA 04: Vista Chinesa com uma tele (150-200mm), Mirante Dona Marta e Mirante do Pedrão são ótimos locais no momento do pouso. Eu curto ir no amanhecer. Parque da Cidade no momento da decolagem ao entardecer (ou locais com visão semelhantes em Niterói como Piratininga…). Obviamente quem tecla aqui é um fotógrafo-empreendedor, e não um piloto. Tudo descrito nessa dica 04 depende, acredito eu, das condições meteorológicas que influenciam para que lado da pista os aviões irão.

Curtiu? Então fotografe e não esqueça de me marcar nas imagens nas redes sociais.👊

Vamos fazer essas fotos juntos, pensando, respirando e planejando fotografia? Venha em uma de nossas expedições. Clique aqui para saber mais!

Até a próxima e boas fotos,

Flavio Veloso / Indizível Expedições


》》》Quer receber conteúdo com dicas, como fazer, bastidores, promoções e muito mais sobre fotografia, arte, cultura e viagens?! Então venha! Faça parte da Lista de Transmissão do Fotógrafo Flavio Veloso / Indizível Expedições.《《《

CLIQUE AQUI

#tecnica #abrindoacaixapreta

Você pode enviar um email para flavioveloso@gmail.com ou preencher o formulário:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon